Para substituir a matriz energética do Piauí por energias renováveis é preciso pensar também em como agregar valor aos municípios e gerar riqueza para cada região. O estado sedia hoje o maior complexo eólico da América do Sul, englobando os municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio.
Outra parte da expansão das centrais eólicas é proveniente do mar e requer cautela e respeito às comunidades tradicionais e populações costeiras. Nos últimos anos, o estado avançou na regularização de terras, agora precisa integrar essas comunidades para uma participação social mais efetiva na expansão.
Propõe campanhas educativas que sensibilizem toda a sociedade para a importância da preservação ambiental e do uso consciente dos recursos naturais como forma de combater os efeitos das mudanças climáticas. Também promete investir em tecnologias para monitoramento e previsão de eventos climáticos extremos, associados ao combate à pobreza.
Promete fortalecer os serviços de energia (renováveis e não intermitentes) e abastecimento de água, por meio de obras estruturantes. Propõe consolidar política de aproveitamento do potencial das energias renováveis e substituir a matriz energética do Piauí por energias renováveis. |
Aponta propostas de fortalecer programa de regularização fundiária das comunidades tradicionais; fomentar a rede de agrofloresta e capacitar as comunidades rurais para produção e preservação dos saberes. Também fala em viabilizar o abastecimento de água e a redução de resíduos, ampliando o uso de energias renováveis. |
Promete combater o desmatamento ilegal e recuperar áreas degradadas, com meta anual de plantio de árvores. Fala também em aumentar a proteção das Unidades de Conservação existentes e ampliar áreas protegidas no estado. Propõe revitalizar o Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas e atualizar o Plano Estadual de Combate à Desertificação.
Sem propostas definidas. |
Pretende promover ações de educação ambiental em todos os setores do estado, mas não especifica para qual público. Promete regulamentar a política estadual de educação ambiental para uma sinergia entre a Semar (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Seduc(Secretaria de Educação).
Realização:
Apoio:
Criação:
Apoio:
parceria: