Logo-Plano-nordeste-Potência-Branco (1)

Palanque Virtual

Estados-do-Nordeste-Mapa_0008_Bahia

Bahia

Mesmo com seu grande potencial de produção eólica, é a energia solar em grandes usinas que põe a Bahia em destaque nacional. Porém, para uma transição energética justa e inclusiva, será necessária uma atenção especial à eficiência energética e à geração distribuída solar com protagonismo das comunidades, além do fortalecimento dos órgãos ambientais no licenciamento de empreendimentos de energias renováveis.

A preocupação com os biomas deve estar presente na pauta da gestão pelos próximos quatro anos da gestão de Jerônimo Rodrigues, principalmente no que diz respeito ao médio São Francisco, o uso de sua água e o cuidado com as comunidades que dele dependem.

união Brasil

ACMNeto

ACM Neto

PT

Jerônimo_2

Jerônimo Rodrigues

PT

Jerônimo_2

Jerônimo Rodrigues

Aborda a temática relacionando a bem-estar e geração de emprego e renda. Promete integrar a transição ecológica e dos impactos das mudanças climáticas no âmbito de espaços participativos de desenvolvimento estadual e territorial; além de implementar o Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com metas de redução do uso de carbono e de início da carbonização reversa.

Defende expandir a produção de energia renovável (eólica, solar e de biomassa) e apoiar a implantação de usinas fotovoltaicas em residências do campo como incentivo à geração descentralizada. Propõe a implantação do Programa Biomas para apoio à conservação produtiva e uso sustentável dos biomas baiano.

Os tópicos aparecem em eixos temáticos ligados à educação, proteção social básica de crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas, além da regularização fundiária e programas de primeiro emprego em comunidades rurais e tradicionais.

As principais medidas são sobre conservação e uso sustentável da região costeira. Proposta de criar o Programa Estadual de Restauração Florestal e Conservação Produtiva, além de outras medidas de conservação e recuperação da caatinga e de margens de rios nas zonas urbanas. Implantar o Programa de Restauração Produtiva para os biomas, fortalecer o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, e priorizar o estudo e a implantação da Hidrovia do São Francisco para restabelecer o tráfego hidroviário.

Fala em expandir os mecanismos de participação e diálogo social e em criar um Portal Digital de Participação para submeter propostas, projetos e consultas públicas de temas de interesse da população, além de fortalecer a governança colaborativa.

Promessa de promover a formação e atuação de agentes comunitários de educação socioambiental na Bahia.

Compartilhe: